Nesta manhã de Domingo, como de costume, comecei a ler um jornal de grande circulação nacional. Quando cheguei à seção trabalho, me chamou atenção a quantidade de matérias dedicadas ao tema concursos públicos. Como estudar, como passar, como se preparar, como se dedicar, como, como, como... Fiquei pensando sobre o assunto e realmente, nos dias de hoje, com todos os benefícios que um concurso público oferece, a idéia é bastante tentadora. Mas o que me chamou atenção, na verdade, é que o foco está em como se preparar.
Tenho a impressão de que, na verdade, as pessoas passam mais tempo aprendendo a se preparar do que propriamente se preparando. Todo mundo sabe qual matéria é cobrada em qual concurso, qual é a previsão pra sair o edital, que a dedicação tem que ser grande, que é preciso estudar tantas horas ao dia, que é importante fazer um cronograma de estudos, ter paciência, etc; o problema é que poucas pessoas realmente sabem a matéria quando chega o tão esperado dia da prova. Com isso, aqueles que se dedicam a estudar levam enorme vantagem. No mundo privado a realidade não é tão diferente. São tantos os meios de comunicação que gastamos horas por dia dedicadas a mais importante função do mundo corporativo, o “agendamento de reuniões”. Em um mundo globalizado e competitivo, a produtividade e os resultados acabam por selecionar os profissionais, tanto na iniciativa pública quanto na privada. Sendo assim, para aqueles que buscam um lugar ao sol, a ordem do dia é começar a agir. Por melhor que seja o seu planejamento, se ele não for acompanhado da execução, infelizmente não ajudará em nada.
domingo, 5 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho que tirar um tempinho pra se organizar também faz parte da preparação, principalmente pra quem não tem muito tempo de dicação exclusiva pra estudar pra concurso, ou mesmo pra quem acabou de entrar no mercado de trabalho. É claro que só ficar no processo de preparação,organização não faz ninguém passar em concurso,nem progradir numa carreira da iniciativa privada.Tem que estudar mesmo e dedicar ao seu trabalho!! Mas as dicas são válidas. Você só precisa sentir se elas servem pra você ou se você ja está numa etapa que vai além delas. O que quero dizer é que agir na minha opinião não exclui o processo de organização! Mas valeu o toque !
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir